segunda-feira, 11 de março de 2013

Chocolate, vilão ou mocinho?





Alguém disse... chocolate? Páscoa chegando e começa a boa e velha expectativa pela época de chocolates "livres" né mesmo? É nessa época que todo mundo adora dizer: " É páscoa, hoje pode.". Mas por que algumas pessoas se dão esse prazer apenas nessa época? Será que tem dia e hora pra abrir uma barra ou bombom e se deliciar sem culpa? E que tal comer sabendo que além de prazer pode trazer benefícios para sua saúde, ótimo né mesmo? 


Mas vamos com calma, nada de sair correndo para atacar uma caixa de bombons. O chocolate tem seus benefícios, mas não deve ser consumido sem controle. Existe quantidades certas e o chocolate "certo" a ser consumido. E qual seria esse chocolate? Acertou quem pensou no chocolate AMARGO, isso mesmo, aquele que é geralmente excluído por algumas pessoas, por não ser tão doce.

O chocolate é mais do que um simples doce, ele é composto por minerais, vitaminas, antioxidantes e várias substâncias químicas naturais que proporcionam ao organismo uma sensação de bem-estar, prazer, felicidade e relaxamento ao corpo, regulando assim o bom humor. A principal responsável por esse mix de sensações é a serotonina, a qual tem sua produção auxiliada por um neuromodulador, a feniletilamina, presente no chocolate.

Além disso o grão do cacau, um dos ingredientes do chocolate, também é rico em compostos, os polifenóis. Os flavonoides  uma classe de polifenóis que estão presentes no cacau, possuem ações benéficas a saúde como: impulsionar a imunidade (as catequinas e as epicatequinas, flavonoides existentes no chocolate, estimulam o sistema imunológico), prevenção contra doenças cardiovasculares (aumenta o HDL - colesterol “bom” e diminui o LDL - colesterol “ruim”, o que reduz os riscos de doenças cardíacas), diminuição da pressão arterial (minerais com o magnésio e o cobre, presentes principalmente nos chocolates com maior teor de cacau, os chocolates amargos, ajudam na regulação da pressão arterial normal), antioxidantes (protegem o corpo contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento). No entanto, estes efeitos podem ser reduzidos de modo enfático quando o cacau é consumido com leite ou se o cacau é ingerido como chocolate ao leite, pois as proteínas presentes no leite impedem a absorção dos polifenóis.

Portanto dê preferencias aos chocolates amargos (meio amargo e com 70% ou 90% de cacau), uma vez que estes possuem maior quantidade de cacau e consequentemente de polifenóis, e menor quantidade de gordura. Só cuidado pra não abusar no consumo do chocolate, apesar dos benefícios consuma em pequena quantidade pois já dizia o ditado: tudo em excesso faz mal!, e no caso do chocolate esse excesso pode levar ao ganho de peso e, consequentemente, a doenças crônicas como diabetes e dislipidemias (aumento de gordura no sangue).

0 comentários:

Postar um comentário

© 2011 E aí, NuTrio?, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena